25 mil pessoas devem comparecer no 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM e na 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

Rebeca Kroll

25 mil pessoas devem comparecer no 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM e na 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

Com início neste domingo (24), as festividades em Vale Vêneto devem receber cerca de 25 mil pessoas, segundo a expectativa da prefeitura de São João do Polêsine. O Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Semana Cultural Italiana vão acontecer até o dia 31 de julho e contarão com diversas apresentações musicais, jantares temáticos e divulgação da cultura italiana.

Devido a pandemia da Covid-19, o festival atuou de forma remota nos dois últimos anos, mas agora retorna com atividades presenciais. Estudantes, professores, e a comunidade em geral vão poder desfrutar da tradicional atividade que movimenta o inverno da região. Conforme a programação, o festival vai se dividir em concertos abertos ao público, oficinas e cursos musicais, além dos famosos jantares italianos. De acordo com o coordenador da Semana Cultural Italiana, Tomás Bortoluzzi, espera-se servir 14 mil refeições durante os 8 dias do evento.

– A nossa expectativa é enorme, as pessoas estão muito ansiosas para voltar a se encontrar em uma festa italiana e hoje nós iniciamos as reservas. A demanda está muito grande e temos a previsão de ficar com a casa cheia durante toda a semana – diz o coordenador.

Para prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, o festival tem grande importância turística, econômica e cultural para a região. Ele ressalta que todos os valores arrecadados são revertidos para as entidades que prestaram serviços no evento, os lucros são destinados para a comunidade e para a população de Vale Vêneto.

– O festival traz pessoas de diferentes lugares para o nosso município que vão divulgar a nossa cidade e trazer outros visitantes. Tem também uma importância cultural de difundir a cultura italiana e uma importância econômica, pois o festival promove uma grande circulação e valoriza o nosso comércio. Ele já não é mais um evento só do município, mas de toda a região  – explica o prefeito.

Leia também

Diário Explica: por que a Quarta Colônia tem esse nome?Cassiano Cavalheiro: quem são os artistas de Santa Maria classificados para o 16º Salão Latino-Americano de ArtesArtistas de Santa Maria realizam show para arrecadar alimentos pelo Arraiá Solidário

O Festival Internacional de Inverno da UFSM

O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. O evento atrai estrangeiros e já teve participação de alunos do Uruguai, Argentina, Alemanha e Estados Unidos. Neste ano, o festival contará com a presença de alunos da Venezuela, Peru e Uruguai.

–Isso demonstra a amplitude e a abrangência do evento. Como é um festival de música de concerto, a música por si só já traz uma internacionalidade nos compositores e nas obras que os alunos estudam e tocam na orquestra. O evento impacta também a vida dos nossos alunos, a gente tem tem notícia de muitos alunos que vieram para Vale Vêneto, conheceram professores estrangeiros e a partir desse contato, ganharam uma bolsa para estudar fora do país – comenta o coordenador, Guilherme Sampaio Garbosa.

Garbosa também destaca a parceria da UFSM com a Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. É feita uma seleção de alunos durante a semana do festival para ganhar uma bolsa de estudos na universidade de janeiro a março de 2023.

Outro aspecto importante do festival neste ano é a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria. 40 crianças das escolas municipais vão ter atividades de educação musical coordenadas pelas professoras do programa de pós-graduação de educação da UFSM.

– Além disso, teremos as oficinas de instrumentos e o curso de formação continuada em música para professores de educação básica. Também abriremos vagas e inscrições gratuitas para as crianças e adolescentes da comunidade que queiram fazer oficina de flauta doce e violão – salienta o coordenador.

Ingressos e reservas

Os concertos do Festival Internacional de Inverno da UFSM são abertos ao público, mas para participar das refeições da Semana Cultural Italiana é necessário fazer uma reserva prévia informando o número de pessoas e o dia solicitado. As reservas devem ser feitas por telefone nos números (55) 3289-1096, (55) 3289-1130 e (55) 3289-1069.

Após a reserva é necessário apenas retirar o ingresso no guichê do evento no dia e horário reservado. O pagamento é feito na hora através de dinheiro, cheque ou cartão. O ingresso custa R$60,00 para adultos e R$30,00 para crianças de até 10 anos.

Confira a programação

37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

DOMINGO DE ABERTURA / 24 DE JULHO

10h – Abertura Oficial do 37º Festival Internacional de Inverno da UFSM e da37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto. Após, Celebração Eucarísitica, comparticipação do Grupo de Metais da Escola da UFSM.12h – Almoço italiano: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, churrasco, pão e salada.14h – Mostra e lançamento de livros – Obras de poetas e escritores de nossa região.14h30 – Desfi le títpico – “A história de quem fez a história com fé, trabalho, cultura emúsica.” Apresentação do Grupo Tamborico – Centro Social e Cultural Vicente Palotti.16h – Banda – Na praça: apresentação de banda da Brigada Militar.20h – Recepção dos alunos e professores do FIIUFSM.

SEGUNDA-FEIRA / 25 DE JULHO

16h – Assembleia Geral dos Prefeitos da AMcentro, Assembleia dos Prefeitos do CIRC.NOITE DO BIFE À MILANESA20h30 – Jantar italiano: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e salada.Recepção: Musical Aquariu`s.Animação da Noite: “Show, músicas e gargalhadas”. Aqui Plantamos,…AKikoLemos – Kiko Lemos

TERÇA-FEIRA / 26 DE JULHO

NOITE DO BIFE À MILANESA20h30 – Jantar italiano: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e salada.Recepção: Clássicos da música romântica italiana. Hélio Augusto.Animação da Noite: “Dall’Italia All’América”– Fabiano La Falce.

QUARTA-FEIRA / 27 DE JULHO

NOITE GAUCHESCA20h30 – Jantar: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, churrasco, pão e salada.Recepção: Banda Municipal de Silveira Martins Newton Ceccil Guerino.Animação da Noite: “Show Ítalo – Gauchesco” – Delcio Tavares.

QUINTA-FEIRA / 28 DE JULHO

NOITE DO BIFE À MILANESA20h30 – Jantar italiano: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e salada.Recepção: Musical Aquariu`s.Animação da Noite: “O espetáculo do tradicionalismo” – Sérgio Rosa e os quatro ventos.

SEXTA-FEIRA / 29 DE JULHO

NOITE DO BIFE À MILANESA20h30 – Jantar italiano: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e salada.Recepção: Clássicos da música romântica italiana. Hélio Augusto.Animação da Noite: “Uma declaração de Amor a Cultura. Romantismo e Alegria” – Inês Rizzardo.

SÁBADO / 30 DE JULHO

Encontro do COMVERS10h – Recepção das Associações Vênetas do Rio Grande do Sul – associadas ao COMVERS.NOITE DO GALETO VÊNETO20h30 – Jantar italiano: sopa de “agnolini”, taliarin, galeto vêneto e costela de porco assada, pão e radici.Recepção: Clássicos da música romântica italiana. Hélio Augusto.Animação da Noite: “Um espetáculo de sonhos, músicas e emoções”. – Ricardo Barros.

DOMINGO / 31 DE JULHO

ENCERRAMENTO10h – Missa na igreja matriz, cantada com vários corais. Regência: Nei Beck e José Paulo Rorato12h – Almoço italiano: sopa de “agnolini”, risoto, galeto, churrasco, pão e salada.14h – Encontro de Corais e Encerramento. Os corais apresentarão canções italianas populares e clássicas. Após sairão cantando “Mérica Mérica” até a praça, ao som do sino

37º Festival Internacional de Inverno da UFSM

PROGRAMAÇÃO GERAL DIARIAMENTE

8h30/11h30 e 14h/15h30 Oficinas de Instrumentos e Educação Musical.12h Recital de alunos.16h/18h Oficinas de Flauta Doce e Violão para crianças e adolescentes (Comunidade).16h/18h Ensaio da Orquestra Sinfônica do 37º FIIUFSM.19h Recital dos professores do 37º FIIUFSM.26/07 14h30 as 15h30 Atividades musicais para grupo de crianças de 4 a 6 anos – Escolas Municipais de Santa Maria (SMEd).27/07 9h/12h e 14h/15h30 Curso de formação continuada em música para professores de Educação Básica. Ministrantes Profas. Ana CarlaTomazi e Daffny Leme. Coordenação: Profas. Luciane Garbosa e Claudia Bellochio (LEM/CE/UFSM).

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DO 37º FIIUFSM

EM VALE VÊNETO – Igreja Matriz de Corpus Christi

DOMINGO – 24/07

10h – Abertura do 37] FIIUFSM e da 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto. Participação do Estúdio de trompete da UFSM – Coordenação Prof. Clayton Miranda.

SEGUNDA-FEIRA – 25/07

12h – Concerto de alunos do 37º FIIUFSM19h – Concerto dos professores: Heinz Schwebel (trompete), João Areias (trombone), Alan Woo (piano).

TERÇA-FEIRA – 26/07

12h – Concerto de alunos do 37º FIIUFSM19h – Concerto dos professores: Monte Belknap (violino), Milton Masciadri (contrabaixo), viola (Gabriel Marin), Alan Woo (piano).

QUARTA-FEIRA – 27/07

12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM19h – Concerto dos professores: Gabriel Marin (viola), Fabio Presgrave (violoncelo), Alan Woo (piano).

QUINTA-FEIRA – 28/07

12h – Concerto dos alunos do 37] FIIUFSM19h – Concerto dos professores: Alan Woo (piano), Paulo Sergio Santos (clarineta).

SEXTA-FEIRA – 29/07

12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM19h – Concerto dos professores: Eduardo Monteiro (flauta transversal), Monte Belknap (violino), Gabriel Marin (viola), Fabio Presgrave (violoncelo), Milton Masciadri (contrabaixo), Alan Woo (piano).

SÁBADO – 30/07

12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM16h – Concerto da Orquestra Sinfônica do 37º FIIUFSM. Regência: Monte Belknap.19h – Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Solistas: Heinz Schwebel (trompete) e Alan Woo (piano). Regência: João Batista Sartor. EM SANTA MARIA – TEATRO 13 DE MAIO

DOMINGO – 31/07

20h – Concerto de encerramento do 37º FIIUFSM com a participação dos professores do festiva. EM SANTA MARIA – TEATRO 13 DE MAIO

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Problema há cerca de três anos, cratera no Parque Itaimbé é coberta e calçada reconstruída Anterior

Problema há cerca de três anos, cratera no Parque Itaimbé é coberta e calçada reconstruída

Justiça Estadual abre seleção para juiz leigo e conciliadores em duas cidades da região Próximo

Justiça Estadual abre seleção para juiz leigo e conciliadores em duas cidades da região

Geral